top of page

Tardígrados, o animal mais resistente do mundo

  • Letícia Simionato
  • 21 de jun. de 2017
  • 2 min de leitura

O animal mais resistente do mundo está no quintal de sua casa. Aprenda sobre ele e como encontrá-lo

Foto: BBC

Os tardígrados são animais microscópicos com corpos longos e gordos e cabeças amaçadas. Eles têm oito pernas e mãos que possuem de quatro a oito garras em cada uma das pernas. Bonito, não ? Os tardígrados comem líquidos para sobreviverem. Eles sugam os sucos de algas, líquenes e musgo. Algumas espécies são carnívoras e até mesmo canibais – eles podem predar outros tardígrados, de acordo com a BBC.

Até o momento, cientistas encontraram 1000 espécies do filo e de tempo em tempo novas descobertas sobre esses animais encantam o mundo inteiro. Eles são animais extremamente resistentes, podendo sobreviver nas mais variadas condições extremas.

Uma pesquisa descobriu que os tardígrados podem suportar ambientes tão frios quanto -200 °C (-328 °F) ou tão quentes quanto 148.9 °C (300 °F), de acordo com a revista Smithsonian. Eles também podem sobreviver à radiação, líquidos em ebulição, quantidades maciças de pressão de até seis vezes a pressão da parte mais profunda do oceano e até mesmo o vácuo do espaço sem qualquer proteção.

Um estudo de 2008 publicado na revista Current Biology descobriu que algumas espécies de tardígrados poderiam sobreviver 10 dias em órbita terrestre baixa enquanto são expostos ao vácuo de espaço e à radiação. E aí, quer competir? Em entrevista à New Scientist, a astrobióloga Gerda Horneck, explicou que a habilidade desse filo de sobreviver a condições extremas pode ser uma indicação de que existam outros organismos com as mesmas capacidades pelo Sistema Solar e além.

E aí ficou curioso para conhecer esses bichinhos? Saiba que é fácil encontrá-los !

A Faculdade Carleton, nos Estados Unidos fez um guia de como encontrar as criaturas. Confira algumas das dicas:

1. Colete um montinho de musgo ou líquen (seco ou úmido) e o coloque em um prato raso.

2. Deixe ensopado de água (de preferência água da chuva ou água destilada) por até 24 horas.

3. Remova e descarte o restante da água.

4. Chacoalhe ou esprema os montinhos de musgo/líquen em outra louça para coletar a água que ficou acumulada.

Fonte: BBC

Confira essa incrível reportagem realizada pelo Fantástico sobre os tardígrados:


 
 
 

Comments


bottom of page